Thais Vasconcelos Batista

Dimap

Associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) desde 1991.

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde ingressou em 1996 e exerceu o cargo de Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPgSC) no período de 2006-2010.

Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), por quatro anos (julho de 2015 a julho de 2019) .

Possui graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (1990), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (1994) e doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2000).

Realizou pós-doutorado na Universidade de Lancaster – UK (2004-2005) e Estágio Sênior na mesma Universidade, no período 2013-2014, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Foi membro do Comitê da Área de Computação da CAPES (2008-2014) e Diretora de Secretaria Regionais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) de 2009 a 2013.

Tem experiência na coordenação e participação de diversos projetos, inclusive em parceria com empresas. Coordena o Programa de Residência em TI da UFRN com a Justiça Federal do Rio Grande do Norte (JFRN) desde 2017.

Atualmente participa do projeto SmartMetropolis, no contexto de desenvolvimentos para Cidades Inteligentes, envolvendo órgãos públicos e iniciativa privada.

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Software e Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: Computação em Nuvem, Internet das Coisas (IoT), Middleware, Modelagem de Processos de Negócio, Desenvolvimento baseado em Componentes, Desenvolvimento Orientado a Aspectos, ADLs, Reconfiguração Dinâmica e Segurança.

Tem atuado em vários Comitês de Programa e Comissões Organizadoras de Conferências Nacionais e Internacionais.

Até Novembro de 2021 orientou 13 teses de doutorado e 34 dissertações de mestrado.

Membro do Comitê Assessor de Ciência da Computação do CNPq (CA-CC CNPq) de 2018-2021.

Uniform Resource Identifiers para Thais Vasconcelos Batista Web page:
Google Scholar Public URL