Nélio Alessandro Azevedo Cacho

Dimap

Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde ingressou em 2009 e exerceu o cargo de Chefe do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp) no período de 2014-2017.

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), mestrado em Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e doutorado em Ciências da Computação pela Lancaster University (Inglaterra, 2005-2008) como bolsista do Computing Department/Lancaster University.

Realizou pós-doutorado na Newcastle University (Inglaterra, 2017-2018) como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Tem experiência na coordenação e participação de diversos projetos, inclusive em parceria com a iniciativa pública e privada, entre eles o SmartMetropolis que visa o desenvolvimento de soluções tecnológicas para Cidades Inteligentes.

Tem experiência na área Engenharia de Software e Sistemas Distribuídos, com ênfase nos seguintes temas: Big Data Analytics, Mecanismos de Tolerância a Falhas, Internet of Things, Computação em Nuvem e Cidades Inteligentes.

Tem atuado em vários Comitês de Programa e Comissões Organizadoras de Conferências Nacionais e Internacionais.

É recebedor de mais de uma dezena de prêmios, como Best Paper, Best Research e Distinguished PhD Thesis.